FLuminense escudo 2

História do Fluminense

O Fluminense que conhecemos hoje começou a sua trajetória na data 21 de julho de 1902 e seu principal criador foi Oscar Alfredo Cox.

Que trouxe a ideia de criar um time de futebol no Brasil depois de voltar dos seus estudos na Suíça, ele em conjunto com os seus amigos, enfrentaram uma outra equipe que era formada por ingleses.

 

A história do Fluminense

 

Desde então o Fluminense cumpria muito bem o seu papel como o protagonista no futebol brasileiro, fazendo com que muitas partidas fossem de primeira iniciativa, e promovendo partidas de caráter beneficente.

Os primeiros 20 participantes do time foram considerados como sócios-fundadores sem ter direito a nenhum tipo de regalia, e a próxima missão que eles enfrentariam então seria achar um campo e uma sede.

Todos os fundadores do Fluminense futebol clube eram nascidos no Rio de janeiro, exceto um argentino e outro inglês que não tinham nascido aqui no Brasil assim como os outros.

Em toda a história do Fluminense só houve uma pessoa que presidiu o clube sem ter nascido no Brasil, e isso perdura até hoje, que foi o inglês Francis Henry Walter.

O esporte clube Fluminense foi pioneiro aqui no Brasil como o primeiro clube a realmente dá certo e prosperar e hoje ele é o mais antigo em relação aos outros clubes brasileiros.

O seu primeiro jogo foi no ano de 1902 no campo do Paysandu na cidade de laranjeiras, o jogo foi contra o time Rio futebol clube. Nesse jogo o Fluminense ganhou de 8 a 0 sendo então a sua primeira vitória de goleada.

O público do Fluminense futebol clube não parava de crescer, e eles estavam ficando bastante entusiasmados pelo futebol; isso fez com que novos clubes fossem surgindo até que em 1910 pudesse ter confrontos entre cariocas e paulistanos.

E tem alguns anos mais tarde graças ao pioneirismo de Oscar Cox foi possível ser convocada a primeira seleção brasileira.

 

Sede e estrutura do Fluminense

 

A primeira sede do Fluminense futebol clube foi conquistada apenas em 17 de outubro de 1902, e o seu endereço era na rua Guanabara onde hoje é a Pinheiro Machado, no bairro de laranjeiras.

O lugar era alugado por cem mil réis e o terreno pertencia ao banco da República, sendo que o local inicial que os fundadores queriam fazer a sua sede era em um outro terreno que foi recusado pelo proprietário.

Depois de um ano com o terreno alugado é que ele foi nivelado sendo que as máquinas de nivelar e de cortar a grama eram puxadas por animais. Dando para ver o quanto é velha a história do clube.

Para que o trabalho feito pelo animal fosse preservado, ele era cuidadosamente calçado com luvas de veludo em suas quatro patas, e por isso o burro que fazia esse serviço acabou ficando conhecido como “o burro mais elegante do Rio de janeiro”.

Depois de um tempo o terreno foi finalmente comprado e eles puderam enfim começar as obras para construir a sede.

Escudo do Fluminense
Escudo do Fluminense

Já em 1904 foi realizado um jogo do interestadual no campo da rua Guanabara, que seria contra o paulistano. Esse foi o primeiro jogo na praça de esportes, no Rio de janeiro, e os fundadores do Fluminense pediram que fosse construída uma arquibancada para que o público pudesse sentar e apreciar o jogo. Esse foi o primeiro jogo de futebol que os ingressos foram cobrados.

O Maracanã e o Fluminense

Jaime 905 foi construída aqui em bancadas em todos os campos de futebol do Rio de janeiro por conta de Eduardo Guinle, e isso fez com que ficasse ainda mais caro o aluguel.

Os sócios então se juntaram e demoliram a primeira sede para construir a segunda. E algum tempo depois uma terceira sede foi inaugurada em julho de 1915.

Em 1918 uma reforma de origem a quarta série do futebol clube Fluminense em 1920 as obras já tinham sido terminadas. o ambiente foi montado com dependências onde foram possíveis realizar eventos de dois pontos shows, desfiles óperas balés e bailes.

Até hoje as dependências ainda são usadas para a realização de eventos reuniões e gravações de filmes e minisséries.

Entretanto, desde a reforma do Maracanã, que recebeu jogos da Copa do Mundo de 2014, o Fluzão vem usando as estruturas do estádio, e até gerou polêmica com o Vasco, pois, em contrato, garantiu que sua torcida usaria o lado do estádio que era tradicionalmente utilizado pela torcida do rival.

 

Laranjeiras estádio do FLuminense
Laranjeiras estádio do FLuminense

Veja Também: História do Fluminense: evolução do uniforme, símbolos, títulos e maiores ídolos

História do Fluminense: evolução do uniforme, símbolos, títulos e maiores ídolos

Graças ao seu espírito empreendedor Oscar Alfredo Cox, o fundador do Fluminense, conseguiu implantar e popularizar o futebol com o time Fluminense, que foi um dos primeiros clubes aqui no Brasil de futebol o tornando um pioneiro.

A primeira casa do time foi a residência de um dos fundadores no bairro do Flamengo no Rio de janeiro, e pôde contar até com uma sessão de fundação presidida por Manuel Rios, Oscar Cox e Américo Couto. Confira mais sobre a história do clube.

 

Uniformes e símbolos

 

Até hoje as primeiras bandeiras e uniformes estão guardados na sala de troféu em sua sede, aqui você poderá ver os primeiros símbolos e uniformes utilizados pelo clube

A Primeira bandeira: foi cuidadosamente guardada e está em exposição para os visitantes.

O primeiro escudo: Em 1904 foi criado o primeiro escudo do Fluminense em um documento.

Primeiro escudo do Fluminense
Primeiro escudo do Fluminense

Escudo tricolor: A estreia do escudo no formato tricolor registrado em um documento em 1905.

Primeiro mascote: o primeiro mascote do Fluminense foi “o Cartola”.

O primeiro uniforme: Seu primeiro uniforme do time era nas cores branco e cinza.

Camisa tricolor: O uniforme branco e cinza foi trocado pelo tricolor em 1904.

Principais títulos do Fluminense

Em todos os seus anos de atuação o Fluminense futebol clube colecionou vários títulos: nacionais, regionais, estaduais e internacionais.

Entre os principais dessas categorias estão:

  • Nacionais: campeonato Brasileiro nos anos de 1970, 1984, 2010 e 2012. Copa do Brasil 2007.
  • Regionais: copa primeira liga 2016. Torneio rio-são Paulo 1967 e 1970.
  • Estaduais: campeonato Carioca nos anos desde 1906 até 2012. Copa Rio: 1988
  • Internacionais: ganhou diversos torneios, sendo o primeiro no ano de 1928 em Vulcain, e o último em 2002 aqui no Brasil.

Maiores ídolos

Ao longo de toda sua história houveram diversos ídolos que foram consagrados no Fluminense futebol clube entre eles estão:

  1. Assis;
  2. Branco;
  3. Carlos Alberto Torres;
  4. Castilho Didi Edinho;
  5. Fred;
  6. Gérson;
  7. Paulo César Caju;
  8. Rivelino;
  9. E Telê Santana.

Veja Também: Fluminense Futebol Clube: história, sedes, títulos, escudos, símbolos, camisas, maiores ídolos e mais