Deco foi um dos grande jogadores do futebol mundial no início do século e teve passagem vitoriosa pelo Fluminense, onde é ídolo. No Tricolor das Laranjeiras, o luso-brasileiro venceu dois Brasileirões (2010 e 2012) e um Cariocão (2012).
Atualmente, o ex-jogador atua como dirigente, visto que hoje é diretor do Barcelona, da Espanha. Todavia, para assumir tal cargo, foi preciso deixar de lado seus negócios que envolvessem outros clubes. Exigência feita no seu contrato assinado com o clube catalão.
Primavera é o clube detentor de Paulo Baya
Vale lembrar que para assumir tal cargo Deco precisou deixar a sua parte no controle da SAF do Primavera, clube este que é dono dos direitos de Paulo Baya, atacante com negociações avançadas com o Fluminense. Além disso, também precisou desativar a sua empresa que agenciava atletas.
Entre 2020 a 2022, Deco e o empresário Nenê Zini controlaram o Primavera por intermédio de um grupo gestor. Já em agosto de 2022, ambos se tornaram sócios e donos de 90% das ações da SAF do clube paulista.
Todavia, no segundo semestre do ano passado, quando o ex-Fluminense passou a exercer o cargo no Barcelona, foi preciso se afastar da sua função de investidor. Hoje ele atua apenas como consultor no Primavera.