Em sua segunda passagem como jogador do Fluminense, Nonato chegou no meio do ano emprestado pelo Santos. O volante concedeu entrevista ao site ge e recordou como foi a negociação para retornar. Ele lembra que recebeu a ligação do então diretor de planejamento esportivo Fred, que o informou do interesse. Falou ainda que na hora balançou, pois tinha a sensação que em algum momento voltaria a defender o clube.
— Quando o Fred me ligou, até deu uma chacoalhada. Eu sabia que em algum momento eu ia voltar, queria voltar a vestir a camisa do Fluminense. É um lugar onde me senti acolhido desde que cheguei. Quando o Fred me ligou, ele foi bem direto, (dizendo) que gostaria de me ter aqui com ele. Inclusive, agradeço muito a ele pela confiança, e ele ressaltou que o Mano também gostava de mim. Nunca tínhamos trabalhado juntos, mas já tínhamos jogado várias vezes contra – disse, prosseguindo:
— Não foi difícil tomar a decisão não, pra falar a verdade. Eu sabia que o Fluminense não estava no seu melhor momento, ainda mais depois de ser campeão da Libertadores e da Recopa. Mesmo assim, olhando de fora eu sabia da qualidade que tinha o time. Em momento algum eu duvidei do que a gente tinha potencial de fazer. Eu não poderia ter feito escolha melhor do que vir pra cá.