Incógnita. Essa é a palavra que define o Fluminense para a disputa do Campeonato Brasileiro. Depois de um início de temporada bom no Carioca, o Tricolor viu sua performance estacionar na inconstância. Sem dificuldades contra Botafogo e Vasco no primeiro semestre, esbarrou – e fez jogos duros – contra o Flamengo, mas ainda sem convencer o seu torcedor.
O treinador do Time de Guerreiros, Odair Hellmann, implementou um estilo de jogo mais cauteloso no pós-quarentena, apostando em três volantes para dar maior sustentação ao sistema defensivo.
Paralelo a isto, as estrelas da companhia, Fred, Ganso e Nenê estão longe de sua melhor fase. Todos são, inclusive, cogitados a esquentarem o banco de reservas para atletas mais jovens, revelados em Xerém. O destaque ofensivo fica por conta da dupla Evanilson e Marcos Paulo, que fizeram um grande campeonato estadual. Na defesa, o principal nome é o do zagueiro Nino, que foi titular da seleção brasileira no último pré-olímpico. Mas as expectativas, porém, estão aquém da grandeza da equipe verde, branca e grená.
O ponto fraco da equipe tem sido as transições lentas, já que, apesar de possuir atletas de velocidade no plantel, Odair tem optado por Nenê e Marcos Paulo flutuando pelas pontas. As bolas aéreas na defesa também costumam assustar mais do que o necessário.
Sendo assim, sem dinheiro em caixa, o diretor executivo de futebol, Paulo Angioni, disse em entrevista recente que o objetivo inicial é ficar entre os 10 primeiros do Brasileirão. Internamente, a meta é conseguir beliscar uma vaga na Libertadores, aproveitando o provável equilíbrio da competição devido ao pouco tempo de atividades entre os atletas no decorrer da pandemia de coronavírus.
| Análise de Paulo Brito, do site NetFlu |
“Incógnita. Essa é a palavra que define o Fluminense para a disputa do Campeonato Brasileiro. Meta interna é conseguir beliscar uma vaga na Libertadores”Paulo Brito, site NetFlu
| 21 JOGOS | 10 VITÓRIAS | 5 EMPATES | 6 DERROTAS – 55,5% DE APROVEITAMENTO |
- Campeonato Carioca: finalista (perdeu para o Flamengo)
- Copa do Brasil: está na 3ª fase (perdeu por 1 a 0 para o Figueirense no jogo de ida)
- Sul-Americana: eliminado na 1ª fase pelo Unión La Calera (CHI)
ESTREIA
- Domingo (09), às 21h na Arena do Grêmio
TIME-BASE
Muriel; Igor Julião, Nino, Matheus Ferraz e Egídio; Hudson, Dodi, Yago Felipe e Nenê; Marcos Paulo e Evanilson
O CRAQUE
FRED – ATACANTE
- 3 jogos no ano
FIQUE DE OLHO
EVANILSON – ATACANTE
- 20 anos
- 15 jogos e 6 gols no ano
O TÉCNICO
ODAIR HELLMANN
* Crédito das fotos: Arte ESPN e Divulgação Fluminense